top of page

Projeto Rádio Escola realiza mais um encontro sobre educomunicação em Santa Maria

Publicada em: (04/09/2012)

 

A manhã desta terça-feira (04) marcou o terceiro módulo do “Curso de Formação em Educomunicação”, promovido pelo Projeto Rádio Escola, em Santa Maria. O projeto é uma parceria entre a 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE), o Curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/CAPES), o Centro Marista de Inclusão Digital (CMID) e a Rádio Comunitária Caraí. A capacitação, que formou a sua primeira turma em 2011, qualifica professores dos ensinos fundamental e médio da rede estadual para o uso de práticas educomunicativas, que integram as mídias ao projeto pedagógico do currículo escolar.

A atividade desta semana foi realizada na escola Padre Caetano, que trabalha com a rádio "Caetaninho Tribal Show", coordenada por professores formados pela edição anterior do curso. Na abertura do encontro, alunos dos ensinos fundamental e médio apresentaram uma peça teatral sobre violência psicológica, abordando questões como o uso de drogas e os relacionamentos.

Projeto Rádio Escola promove mais um encontro de educomunicação em Santa Maria

Publicada em: (18/09/2012)

 

 

    Na manhã desta terça-feira (18), a escola estadual Augusto Ruschi foi sede do quarto encontro do Curso de Formação de Educomunicadores. A proposta é realizada pelo Projeto Rádio Escola, uma parceria entre a 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE), a Universidade Federal Santa Maria (UFSM/CAPES), o Centro Marista de Inclusão Digital (CMID) e a Rádio Comunitária Caraí. Em 2012, o grupo está desenvolvendo a segunda edição do curso. O objetivo é capacitar professores da rede estadual para projetos interdisciplinares que estimulem a participação dos alunos na produção radiofônica associada aos conteúdos curriculares.

    Na atividade desta semana, o curso completou o módulo de apresentação das instituições pioneiras do projeto, através de mostra das produções das escolas Augusto Ruschi e Érico Veríssimo. A abertura do encontro foi realizada pelo professor Danclar Rossato, diretor da escola anfitriã, que ressaltou a importância da valorização das boas práticas pedagógicas no ambiente escolar. Na sequência, o grupo de street dance das séries finais do ensino fundamental, que participou recentemente do festival Santa Maria em Dança, se apresentou para os cursistas.

A inauguração reuniu professores, alunos e representantes da comunidade.

Escola Estadual Augusto Ruschi inaugura rádio escolar
Publicada em: (07/09/2012)

A 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE) acompanhou, na tarde de ontem (06), a inauguração da rádio escola Ruschi. Professores, alunos, pais, entidades e representantes da comunidade reuniram-se para prestigiar o evento, realizado na Escola Estadual de Educação Básica Augusto Ruschi, em Santa Maria. A rádio, que é formada por uma equipe de alunos dos ensinos fundamental e médio e duas professoras, faz parte do Projeto Rádio Escola, uma parceria entre a 8ª CRE, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/CAPES), o Centro Marista de Inclusão Digital (CMID) e a Rádio Comunitária Caraí.

    Na rádio, os alunos e os professores trabalham juntos na produção de programas informativos e de entretenimento. O objetivo da proposta é estimular a criatividade, a autonomia, a autogestão e a socialização, ampliando o universo de conhecimentos dos estudantes e gerando estratégias inovadoras de aprendizagem interdisciplinar. “A inauguração da Rádio Ruschi é um momento importante. Nós queríamos ter um local de interação da comunidade escolar, onde pudéssemos divulgar as boas práticas de educação. Desejamos que a nossa rádio funcione como um elo entre os diversos segmentos da escola, como forma de auxiliar na proposta pedagógica”, afirma o diretor Danclar Rossato.

Notícias-Setembro

    Na sequência, o professor Valnês Camargo falou sobre os projetos realizados durante o ano letivo pela rádio escola. A programação variada envolve alunos desde as séries iniciais do ensino fundamental até o ensino médio, com a produção de materiais como, rádio novelas, propagandas, entrevistas e gravações de dicas e pesquisas. “O projeto é muito positivo, pois os alunos aprendem a conviver e a trabalhar juntos. O lado pedagógico também é muito importante, pois o projeto incentiva no desenvolvimento de pesquisas culturais e escolares”, afirma a professora Nádia de Oliveira, diretora da escola.

No intervalo, o professor levou os cursistas para conhecer o estúdio da rádio, onde os alunos estavam transmitindo um programa ao vivo. Os participantes do curso foram entrevistados sobre o papel da rádio escola no dia a dia de sala de aula. Ainda, durante a pausa, os professores conferiram a apresentação da banda Maliciosos do Pagode, formada por estudantes da instituição.

     Na segunda parte da manhã, a professora Sali Antonini e o estudante de Publicidade e Propaganda da UFSM, Etier Lima, monitor do projeto, apresentaram a rádio “Voluntários em Ação”, da escola Professora Hilda Köetz, de São Pedro do Sul, que trabalha com estudantes do ensino fundamental. Sali, coordenadora da rádio, também é formada pelo curso de educomunicação. Ela e o monitor explicaram sobre a rotina de trabalho com os alunos e também apresentaram áudios de entrevistas, declamação de poesias e rádio novelas.

     O próximo encontro do Curso de Formação em Educomunicação está marcado para o dia 18 de setembro. Na atividade, serão apresentados relatos de experiências das rádios da Augusto Ruschi e Érico Veríssimo, que, junto a Padre Caetano e a Professora Hilda Köetz, formam o grupo das quatro emissoras escolares pioneiras do projeto. Ao todo, cerca de 100 estudantes dos ensinos fundamental e médio participam das atividades, que, além da coordenação dos educomunicadores, contam com o suporte de monitores da UFSM.

O cronograma do Curso de Formação em Educomunicação tem uma carga horária de 60 horas, divididas em módulos teóricos e práticos. As atividades, de periodicidade semanal e quinzenal seguem durante o semestre, com previsão de conclusão para o início do mês dezembro.

     A Augusto Ruschi, que há alguns anos já realizava oficinas de rádio, através do auxílio de alunos monitores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/CAPES), conquistou o estúdio da sua emissora com a chegada do kit de equipamentos do programa federal Mais Educação. Atualmente, as equipes de alunos do Projeto Rádio Escola e do programa trabalham juntas na produção da rádio escola. “É legal trabalhar com os colegas de séries diferentes, pois, o que não sabemos, aprendemos com eles, e eles também aprendem com a gente. Acho que a rádio escola ajuda bastante nos estudos em sala de aula”, explica o estudante Leonardo Pires, da 7ª série do Ensino Fundamental.

As professoras Silvânia Neu e Rosane Callegaro atuam na coordenação do projeto, trabalhando com duas turmas nas terças e quintas-feiras. As professoras integram a primeira turma do Curso de Educomunicação, formada pelo Projeto Rádio Escola, em 2011. Junto com a Rádio Ruschi, nasceram desta iniciativa também outras três emissoras escolares nas instituições de ensino Érico Veríssimo, Hilda Köetz e Padre Caetano.

    A exposição dos projetos começou com a equipe da “Rádio Ruschi”, coordenada pelas professoras Rosane Callegaro e Silvânia Neu e a monitora Raquel Scremin, estudante de Comunicação Social da UFSM. O grupo, que trabalha com estudantes dos ensinos fundamental e médio, mostrou a proposta pedagógica implementada na escola e os trabalhos produzidos pelos alunos. A Rádio, que foi inaugurada oficialmente no início deste mês, realizou o seu primeiro programa ao vivo ontem (17), com o envolvimento de toda a comunidade escolar. O aluno Felipe Costa, do 1º ano do Ensino Médio, que trabalha no projeto desde o início, foi um dos participantes da programação. “O espaço da rádio é muito importante para nós, todo mundo quer escutar. Agora, a gente [os estudantes] tem voz ativa dentro da escola, e isso é muito legal”, comenta Felipe.

    Após o intervalo, as professoras Noeli Rodrigues e Heloisa Correa, coordenadoras da rádio “Fala Galera”, da escola Érico Veríssimo, apresentaram o trabalho dos alunos junto ao monitor Etier Lima, também estudante de Comunicação Social da UFSM. Na apresentação, a equipe mostrou produções de diversos tipos, como spots, propagandas, entrevistas, peças musicais e radiojornais. Aliado ao trabalho prático, o grupo também explicou o projeto pedagógico, que envolve desde a produção de textos e gravações, até a edição de áudios e discussões sobre as mídias.

Ao final da manhã, os cursistas visitaram o estúdio da “Rádio Ruschi”, que foi criado em 2012 na escola, após chegada dos equipamentos de áudio, encaminhados pelo programa federal Mais Educação. No local, a monitora Raquel explicou a dinâmica de trabalho e as regras que o grupo utiliza para gerenciar as suas reuniões de pauta.

   O próximo módulo do curso será realizado no dia nove de outubro, na cidade de São Pedro do Sul. Os participantes visitarão a escola Hilda Köetz, coordenada pela professora Sali Antonini, integrante da primeira turma de formação de educomunicadores. Na visita, os cursistas terão a oportunidade de conhecer o estúdio da escola, que se apresentou no módulo realizado no início de setembro. Ao todo, o curso terá 60 horas, com reuniões semanais e quinzenais até o mês de dezembro. Cerca de 25 professores de escolas estaduais da região participam das atividades.

bottom of page