top of page

Notícias-Outubro


 

Na segunda parte do encontro, os cursistas conheceram o estúdio da “Rádio Voluntários em Ação”, onde Etier apresentou os equipamentos e o espaço de trabalho. Após a explicação, a aluna Marini Ziegler, 14, entrevistou a professora Rosane Rosa (UFSM), uma das idealizadoras do Projeto Rádio Escola. Na sequência do bate papo, a jornalista Luciane Moura, coordenadora do Projeto na 8ª CRE, destacou a importância das práticas educomunicativas na escola. “O objetivo desses projetos é aproximar os professores e os alunos, compartilhando os saberes e incentivando a participação mútua na construção de conhecimentos no ambiente escolar” afirma a jornalista.  



O encerramento do encontro foi marcado pela apresentação artística do grupo de cultura gaúcha da escola, formado por estudantes do Ensino Fundamental. Os alunos, que também declamaram poesias durante a atividade, apresentaram o “Xote de Duas Damas”, cantaram e dançaram a música “Obrigado, Patrão Velho”.

O próximo módulo do curso será realizado no dia 16 de outubro, na escola estadual Érico Veríssimo, em Santa Maria. A atividade contará com a presença das professoras Vera Lucia Raddatz (Unijuí), que falará sobre os desafios e implicações na implantação das rádios escolares, e Eveline Eberle, da 36ª CRE de Ijuí, que apresentará experiências de rádios escolas da sua região. 

Curso de Educomunicação promove encontro em São Pedro do Sul

Publicada em: (09/10/2012)

 

Na manhã desta terça-feira (9), o Curso de Formação de Educomunicadores realizou o seu quinto encontro, na escola estadual Professora Hilda Köetz, em São Pedro do Sul. A atividade é desenvolvida pelo Projeto Rádio Escola, uma parceria entre a 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE), a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o Centro Marista de Inclusão Digital (CMID) e a Rádio Comunitária Caraí. O objetivo do curso é capacitar os professores da rede estadual para projetos interdisciplinares que aliem conteúdos curriculares ao uso das mídias. Cerca de 40 pessoas, entre professores e alunos, partiram de Santa Maria para conhecer os trabalhos dos  estudantes da escola Hilda Köetz, que é uma das pioneiras do Projeto, junto às santa-marienses Augusto Ruschi, Érico Veríssimo e Padre Caetano.
 

A abertura do encontro foi realizada pelas boas vindas da diretora Leda Panciera, e das professoras que atuam com o projeto, Sali Wanir Antonini e Franciele Linke. Na sequência, os alunos da 2ª série do Ensino Fundamental apresentaram uma canção de boas vindas aos participantes do curso. Após, as educadoras e o monitor do projeto, o estudante de Publicidade e Propaganda da UFSM, Etier Lima, mostraram alguns exemplos de produções dos alunos, como rádio novelas e entrevistas, que, além de serem divulgadas na escola, contam com o apoio da Rádio Comunitária Integração, que abrange o município de São Pedro do Sul.

Aconteceu a palestra da professora Vera Raddatz, que, em maio deste ano, esteve presente no I Encontro de Educomunicação da Região Sul (Educom Sul), realizado em Santa Maria, sob a coordenação do Projeto Rádio Escola. A professora, que pesquisa o campo da educomunicação e atua em parceria com o projeto das rádios escolas de Ijuí, falou sobre os desafios e implicações na implantação das rádios escolares. Conforme explicou a educadora, a rádio escolar é uma forma de aproximar os campos da comunicação e da educação, integrando a escola ao quotidiano dos estudantes, desenvolvendo o senso crítico e a autonomia dos jovens.

 

Ao final da manhã, os cursistas visitaram a sede da emissora “Fala Galera”, onde o monitor do projeto na escola, Etier Lima (UFSM), mostrou aos cursistas o ambiente de trabalho e explicaram o funcionamento da rádio.

 

Projeto Rádio Escola segue cronograma de formações em Educomunicação

 

bottom of page