top of page

Coordenadoria avalia o I Educom Sul

Publicada em: (11/06/2012)

 

      A 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE) sediou, na manhã desta segunda-feira (11), uma reunião da comissão organizadora do I Encontro de Educomunicação da Região Sul (I Educom Sul), realizado nos dias 24 e 25 de maio, no campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/CAPES). A atividade teve o objetivo de avaliar conjuntamente o evento e discutir a segunda edição do curso de educomunicadores previsto para o próximo semestre.

Estiveram presentes na atividade os professores das quatro escolas estaduais que fazem parte do “Projeto Rádio Escola”: Augusto Ruschi, Érico Veríssimo, Hilda Köetz e Padre Caetano. A 8ª CRE esteve representada pela coordenadora, Celita da Silva, a Assessoria de Comunicação, os setores Administrativo e Financeiro, Pedagógico e de Recursos Humanos e o Núcleo de Tecnologia Educacional da CRE (NTE). Também participaram o Centro Marista de Inclusão Digital e Curso de Comunicação Social da UFSM.

A comissão reunida nesta segunda-feira teve parecer positivo sobre I Educom Sul. Vários professores relataram as experiências vivenciadas com colegas em suas escolas após o encontro e sobre a expectativa de educadores e alunos com o uso das mídias e tecnologias digitais nas atividades em sala de aula. “Quando vemos a motivação da gurizada [os alunos], nos sentimos renovados”, relata o professor da escola Padre Caetano, Valnes Camargo, que apresentou o projeto “Rádio Escola Caetaninho Tribal Show” na sessão de Relatos de Experiências no primeiro dia do evento.

    

Alunos da escola Padre Caetano realizam entrevista com moradores do Bairro Natal

Publicada em: (28/06/2012)

  Na última terça-feira, alunos do Ensino Fundamental do Instituto Estadual Padre Caetano de Santa Maria experimentaram uma aula diferente da tradicional. Acompanhados pela coordenadora pedagógica Eliane Galvão, as professoras Elisete Flores e Maria Elisabete Nunes, o coordenador da Rádio Escola Caetaninho Tribal Show, Valnes Camargo e a Assessoria de Comunicação da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE), os estudantes “repórteres” munidos de questionário, gravador e câmeras visitaram o bairro Natal, localizado nas proximidades da escola, chegaram na casa de moradores e fizeram entrevistas sobre as condições de infraestrutura da comunidade.

  Os moradores que receberam os alunos com olhares curiosos revelaram questões recorrentes da atual situação do bairro como falta de médico no posto de saúde local, problemas de iluminação e ausência de espaços de lazer e diversão para os jovens. “Não temos mais médicos no postinho e a iluminação na maioria das casas é feita com gato de luz, por isso tem muitos incêndios por aqui e também vejo que falta atividades e espaços de lazer para os jovens brincarem e se divertirem”, desabafou Sandra Bonacho, uma das entrevistadas e mãe de ex-alunos do Padre Caetano.

Notícias-Junho

      O objetivo do campo da educomunicação é conectar as áreas da educação e da comunicação com fins de proporcionar novas didáticas para o processo de aprendizado. Na região de abrangência da 8ª CRE, diversas escolas já desenvolvem materiais como fanzines, blogs, jornais e rádio escolas. Os projetos para mídia radiofônica são os que mais se destacam, sendo que algumas escolas já atuam com a produção de programações de rádio internas.

     O professor da UFSM, Luciano Mattana, um dos organizadores do I Educom Sul, destacou a importância do evento para a divulgação e visibilidade de trabalhos já desenvolvidos nas escolas e também da possibilidade de ampliar o debate sobre a educomunicação na Educação Básica do RS. A jornalista da 8ª CRE Luciane Moura, integrante da coordenação do evento e coordenadora do Projeto Rádio Escola, ressaltou a relevância das parcerias para a realização do encontro. “O trabalho conjunto da Coordenadoria, Universidade Federal, Centro Marista de Inclusão Digital, rádios comunitárias, e as quatro escolas pioneiras em projetos de Rádio Escola foi fundamental para a realização do EDUCOM. Nosso principal objetivo foi alcançado: legitimar e consolidar a inserção da discussão sobre a temática da Educomunicação na Educação Básica do RS, além de promover um espaço de socialização e troca de experiências sobre projetos articulados de educação e comunicação", explica Luciane, que guarda uma grande expectativa para a segunda edição do curso de educomunicadores.

   O objetivo da aula, que foi vivenciada com grande alegria e entusiasmo pelos estudantes, foi de conhecer e ouvir a comunidade para a produção de histórias em quadrinho que acontecerá na sala de aula. “Os estudantes precisam ter motivos para aprender. Realizamos primeiramente uma oficina de produção de história em quadrinhos e todos gostaram muito. Agora, a partir da visita ao bairro, de conhecê-lo sobre vários aspectos e de ouvir os moradores eles terão elementos para produzir textos que terão vida, pois estarão vinculando o conteúdo ao que foi vivenciado” explicou Eliane.

“Eu gostei muito dessa aula. Foi no meu bairro e interagi com as pessoas que conheço e outras que conheci fazendo as entrevistas”, disse Daniel da Silva, aluno da 7ª série e que também é um dos “repórteres” da Rádio Caetaninho. As entrevistas que foram gravadas também serão utilizadas na produção de programas e materiais radiofônicos da Rádio Escola e servirá de subsídio para o trabalho interdisciplinar desenvolvido com o Ensino Fundamental do Padre Caetano.

bottom of page