top of page

Projeto Rádio Escola leva alunos de escolas estaduais para fazer cobertura radiofônica da FEICOOP

Publicada em: (12/07/2012)

O “Projeto Rádio Escola” da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE) participará da 19ª Feira Estadual do Cooperativismo (FEICOOP) e 8ª Feira de Economia Solidária do Mercosul (EcoSOL) que acontece em Santa Maria entre os dias 13 e 15 de julho no Centro Dom Ivo Lorscheiter. As escolas estaduais Augusto Ruschi, Érico Veríssimo, Hilda Köetz e Padre Caetano, que integram o Projeto estarão representadas por professores, alunos e bolsistas do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/CAPES) que farão a cobertura do evento com entrevistas e boletins transmitidos online ao vivo pelo site da Rádio Comunitária Caraí FM através de um estúdio montado pela Multiweb/UFSM que funcionará no espaço reservado as estandes da imprensa.

O objetivo da ação é promover aos participantes do projeto um exercício pedagógico diferenciado, que extrapole a sala de aula e uma prática de democratização da comunicação e cidadania. Além de dar visibilidade para experiências de rádio escola existentes na rede estadual de ensino.

Alunos do projeto em atividade na escola Hilda Köetz.

II Encontro de Rádios Escola e Rádios Comunitárias na FEICOOP

Publicada em: (12/07/2012)

           A 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE) em parceria com o Projeto Esperança Cooesperança vai participar, pela segunda vez, da programação da Feira de Economia Solidária (FEICOOP), que está em sua 19ª edição. A FEICOOP acontece no próximo final de semana, entre os dias 13 e 15 de julho, no Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, em Santa Maria.

Desde o mês de junho, uma equipe de funcionários da 8ª CRE está trabalhando intensivamente para organizar a programação que fará parte dos três dias da Feira, que é o maior evento de economia solidária da América Latina, com participação de 150 mil pessoas. As atividades propostas têm o objetivo de discutir as diversas temáticas da Educação, através de seminários, encontros, ciclos de debates e oficinas. “A parceria entre a 8ª CRE e o Projeto Esperança Cooesperança firmada desde o ano passado e, também, a nossa participação na FEICOOP, vêm reafirmar o projeto dos governos federal e estadual de uma proposta de educação solidária e inclusiva, que reconhece e valoriza o papel da escola, dos profissionais da educação e dos estudantes enquanto protagonistas sociais. Acreditamos na educação que garanta a qualidade do ensino público e gratuito, o direito ao acesso, permanência e aprendizagem dos jovens” enfatizou a coordenadora da 8ª CRE, Celita da Silva, que guarda grande expectativa para a Feira.

           A participação da Coordenadoria no evento começa amanhã (13), na Caminhada Internacional e Ecumênica Pela Paz, quando os participantes conduzirão cartazes, faixas e banners. O evento vai contar também com a participação de professores e alunos da rede estadual. Depois da caminhada e do ato de abertura da FEICOOP no Centro Dom Ivo Lorscheiter, a partir das 16h, a 8ª CRE e as escolas estaduais farão a abertura dos seus estandes, com exposição de materiais institucionais no pavilhão central.

No sábado (14), as atividades da 8ª CRE começam pela manhã, às 9h, com o seminário “Trilhas da Educação – Educação, movimentos sociais e trabalho e o “Iº Ciclo de Palestras sobre Educação Básica Indígena”, que acontece até domingo. Ainda no sábado, as atividades da tarde iniciam às 14h, com uma oficina de blog, que será ministrada pelo Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE). Nesse mesmo horário, acontece o “IIº Encontro de Rádios Escola e Rádios Comunitárias” e o seminário “Trilhas da Educação – PROEJA, educação técnica e tecnológica e economia popular solidária”. Ainda à tarde, a partir das 14h30min, começa mais um seminário, intitulado “Trilhas da Educação – Diversidade: Um Ponto de Encontro. Outros Pontos de Vista”.

Na programação de domingo (15), último dia da 19ª FEICOOP, continuam as atividades do ciclo de palestras indígena, às 9h30min e, acontece, também, o último seminário do evento, chamado “Trilhas da Educação – Mediação de conflitos no ambiente escolar”, que terá início às 9h. Todas as atividades da 8ª CRE serão realizadas nas dependências da Escola Estadual José Otão (sede da feira) e abertas ao público visitante da FEICOOP.

COBERTURA DA FEICOOP
Alunos das escolas estaduais Augusto Ruschi, Érico Veríssimo, Hilda Köetz e Padre Caetano, integrantes do Projeto Rádio Escola da 8ª CRE, vão realizar a cobertura ao vivo do evento. Os estudantes vão trabalhar em equipes e produzir conteúdos sobre a 19ª FEICOOP para um programa de rádio web, que será transmitido pela Rádio Comunitária Caraí, através do site www.caraifm.com.br. Durante a Feira, a 8ª CRE também vai realizar atualizações, através do site institucional, portais.educacao.rs.gov.br/08cre, e do twitter, no @8cre.

Muitas atividades na 19ª FEICOOP
Publicada em: (13/07/2012)

     A 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE) em parceria com o Projeto Esperança Cooesperança participa da 19ª Feira Estadual do Cooperativismo (19ª FEICOOP) desde a tarde desta sexta-feira (13), no Centro de Referência Dom Ivo Lorscheiter, em Santa Maria. O ano de 2012 marca a segunda vez em que a 8ª CRE está presente na Feira, que é o maior evento de economia solidária da América Latina.

     A 19ª FEICOOP começou com a tradicional Caminhada Ecumênica Pela Paz, com a participação de instituições, movimentos sociais e moradores de Santa Maria, que levavam cartazes e faixas e entoavam canções. A 8ª CRE participou da movimentação com uma equipe formada por diversos funcionários dos setores da Coordenadoria. Ao final do trajeto, com a chegada até os pavilhões da 19ª FEICOOP, todos foram convidados para o palco central, no qual foi realizada a abertura oficial do evento, que foi acompanhada por um grande público.

Equipe da 8ª CRE na entrada da 19ª FEICOOP.

“Estamos bastante felizes em poder participar da 19ª edição da FEICOOP com uma proposta bastante concreta e que tem um efetivo envolvimento de todos os integrantes. Foi na Feira de 2011, através do ‘Iº Encontro de Rádios Escolas e Rádios Comunitárias’, promovido pela 8ª CRE que instituímos, inicialmente, um grupo de trabalho em que fazem parte a Universidade Federal de Santa Maria, o Centro Marista de Inclusão Digital, as rádios comunitárias Caraí e Santa Marta e quatro escolas da rede estadual, do qual se originou um Movimento em Santa Maria denominado Educomunicação que posteriormente criou o Projeto Rádio Escola”, explica a jornalista Luciane Moura, coordenadora do Projeto na 8ª CRE.

“Os estudantes estão com uma grande expectativa para esse evento. Durante essa semana as equipes de ‘rádio-repórteres’ [assim denominados] estão fazendo uma formação com os professores coordenadores do projeto e os bolsistas da Comunicação da UFSM que inclui conhecimentos sobre economia solidária e técnicas radiofônicas para cobertura de evento. Autoridades políticas como o governador Tarso Genro, o secretários de estado, ministros que estarão na Feira serão entrevistados pelos alunos no estúdio “Rádio Escola”, além de lideranças dos movimentos sociais articuladores da economia solidária, expositores e visitantes”, destaca Luciane.

Além do estúdio “Rádio Escola”, o Movimento Educomunicação organizou para esta edição da FEICOOP o “IIº Encontro de Rádios Escolas e Rádios Comunitárias” que acontecerá no sábado, 14h, nas dependências da Escola Estadual José Otão (sede da Feira). Na ocasião será apresentado o Projeto Rádio Escola da CRE, as experiências das quatro escolas pioneiras e relatos das rádios comunitárias parceiras. A atividade que será aberta ao público tem o objetivo de promover um espaço de debate, socialização e incentivo a construção de metodologias de ensino diferenciadas que envolvam meios de comunicação nas práticas pedagógicas da Educação Básica.

Para acompanhar ao vivo a programação da “Rádio Escola”, os internautas deverão acessar o site da Rádio Caraí: www.caraifm.com.br , e clicar no link da rádio. Algumas entrevistas e informações serão transmitidas diretamente pela Rádio Caraí na frequência 106.3.

      O primeiro dia de atividades da Feira marcou também a organização dos estandes de instituições, organizações sociais, serviços, comerciantes e representações de diversos estados do Brasil e de outros países da América Latina. A 8ª CRE participará da 19ª FEICOOP no pavilhão de exposições institucionais, com a mostra do trabalho desenvolvido pela instituição e informações sobre a programação da Coordenadoria para os três dias do evento.

Os eventos promovidos pela 8ª CRE – seminários, encontros e oficinas – serão realizados nas instalações da Escola Estadual José Otão (sede da feira). As atividades começam na manhã de sábado (14), às 9h, com o “Iº Ciclo de Palestras sobre Educação Básica Indígena”, na sala 10 do pavilhão C. Também às 9h, acontece a primeira edição do “Trilhas da Educação” (serão quatro durante todo o evento), que discutirá a educação, os movimentos sociais e o trabalho. Durante a tarde, a programação segue, com mais palestras, debates e também oficinas da Coordenadoria. A programação completa pode ser encontrada aqui.

      A 19ª FEICOOP continua até domingo (15), no Centro Dom Ivo Lorscheiter. A previsão é de que mais de 150 mil pessoas passem pela Feira durante todo o final de semana para conferir as atrações, exposições e trabalhos de economia solidária de várias regiões do Mercosul. A 8ª CRE segue também com a cobertura do evento via Rádio Web realizada por alunos de escolas estaduais vinculadas ao Projeto Rádio Escola. O conteúdo pode ser conferido a partir de amanhã (14), pelo site www.caraifm.com.br. Mais informações e atualizações da Coordenadoria também podem ser acessadas no twitter, @8cre.

Temas como educação foram abordados no maior evento de economia solidária da América Latina

    A 8ª Coordenadoria Regional de Educação de Santa Maria em parceria com o Projeto Esperança Cooesperança promoveu um amplo calendário de atividades durante a 8ª Feira de Economia Solidária do Mercosul (EcoSOL) e 19ª Feira Estadual do Cooperativismo (FEICOOP) que aconteceu de 13 a 15 de julho em Santa Maria. A FEICOOP e Feira de EcoSol que é o maior evento de economia solidária da América Latina reuniu um público participante de 160 mil pessoas superando os números da edição de 2011.
     A participação da 8ª CRE começou com a Caminhada Ecumênica Pela Paz, realizada na sexta-feira (13), seguida da abertura do estande institucional nos pavilhões da Feira. No sábado (14), a Coordenadoria iniciou a sua programação de seminários, com o Iº Ciclo de Palestras sobre Educação Básica Indígena, com a presença da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/RS) e de representantes das comunidades Kaingang e Guarani. Também durante a manhã foi realizado o seminário “Trilhas da Educação – Educação, movimentos sociais e trabalho” com diferentes representações de movimentos sociais.
    

Coordenadora regional de educação, Professora Celita, no encerramento da Feira

     Na parte da tarde de sábado aconteceu o IIº Encontro de Rádios Escola e Rádios Comunitárias que teve sua primeira edição em 2011 na FEICOOP. A atividade teve a participação das escolas participantes do projeto e rádios comunitárias que promoveram um espaço de discussão, debate e socialização de experiências. No mesmo turno, foram realizados outros dois seminários intitulados “Trilhas da Educação – PROEJA, educação técnica e tecnológica e economia solidária” e Trilhas da Educação - Diversidade. Um Ponto de Encontro. Outros Pontos de Vista”.

     No domingo (14) a programação ocorreu na parte da manhã com o seminário “Trilhas da Educação - Mediação de Conflitos no ambiente escolar”, e as últimas atividades do ciclo indígena, com a palestra “Economia solidária e cooperativismo e a organização social indígena” que teve depoimentos de estudantes indígenas universitários e participação de representações dos povos indígenas. Todos os debates e palestras da Coordenadoria acontecem nas instalações da Escola Estadual José Otão (sede de feira).

Cobertura radiofônica da FEICOOP

Durante todo o sábado, alunos das escolas Augusto Ruschi, Érico Veríssimo, Hilda Köetz e Padre Caetano, participantes do Projeto Rádio Escola, trabalharam na cobertura da 19ª FEICOOP. As entrevistas, reportagens e informações garimpadas pelos alunos nos estandes da Feira foram transmitidas ao vivo pela Rádio Comunitária Caraí FM, parceira do projeto. Os alunos Daniel Ribeiro, Carlos Artur e Matheus Leal, da escola Padre Caetano, fazem parte do Projeto há cerca de dois meses e estiveram envolvidos na cobertura neste sábado. “É muito emocionante e legal porque tem várias pessoas fazendo parte do evento”, diz Daniel. Segundo os outros dois colegas, a atividade é bastante motivadora. “É diferente do dia a dia na aula, tem a emoção de sair ao vivo. Dá prazer de fazer, sentimos orgulho de ser repórteres”, comentam Carlos e Matheus.

Estudantes do Projeto Rádio Escola, coordenadores da 8ª CRE e Secretário da Justiça e Direitos Humanos Fabiano Pereira em frente ao estúdio Rádio Escola na FEICOOP.
bottom of page