top of page

I'm a title. Click here to edit me

Notícias-Dezembro

 

Cerca de 400 pessoas são esperadas em Porto Alegre na sexta-feira (7) para o encontro de formação inter-regional dos Programas Mais Educação/Escola de Tempo Integral. Além da socialização de boas práticas em Educação em Direitos Humanos, o encontro promovido pela Coordenação de programas e Projetos Especiais (CPPE) da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) apresenta aos participantes duas palestras. Cultura e Mídia Comunitária será o tema abordado pela Professora Dra. Rosane Rosa, da Universidade Federal de Santa Maria. Já a consultora do Ministério da Educação para o Programa Mais Educação, Professora Dra. Ivany de Souza Ávila, falará sobre a Educação Integral na perspectiva do Projeto Político Pedagógico da escola. A formação acontece no Colégio Estadual Júlio de Castilhos (Av. Piratini, 76 – Santana), na Capital, a partir das 8h30.

 

O encontro completa a formação realizada no dia 27 de novembro, quando cerca de 500 professores estiveram em Porto Alegre e acompanharam a intervenção da professora Ivany Ávila (foto).
 

Na ocasião, houve relatos de boas práticas das seguintes escolas:
 

2ª CRE - EEEF Bento Gonçalves

4ª CRE - EEEB Neusa Mari Pacheco CIEP

5ª CRE - EEM Adolfo Fetter
11ª CRE - EEEM Prof Gregória de Mendonça

12ª CRE - EEEM Otero Paiva Guimarães

13ª CRE - EEF Félix Contreiras Rodrigues

16ª CRE - Colégio Estadual Landell de Moura

23ª CRE - ETE Bernardina Rodrigues Padilha

27ª CRE - EEEF Nova Sociedade

28ª CRE - EEEF Farroupilha

​Encontro inter-regional traz boas práticas do Mais Educação à Capital

 

Último dia do Curso de Educomunicação inaugura rádio da Escola Estadual João Belém

​Publicada em 04/12/2012
 

O Curso de Formação de Educomunicadores, promovido pelo projeto Rádio Escola, realizou o seu último encontro na manhã de hoje (04), na Escola Estadual João Belém, em Santa Maria. O Projeto, que é uma parceria entre a 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE), a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/CAPES), o Centro Marista de Inclusão Digital (CMID) e a Rádio Comunitária Caraí, promove formação sobre o uso das tecnologias e das mídias, integradas a projetos interdisciplinares, com educadores de 16 escolas estaduais da região, desde o mês de agosto. Com total de 60 horas, o curso foi dividido em seis módulos teóricos e práticos.

Na primeira parte da manhã, os professores apresentaram áudios produzidos durante as oficinas práticas e também nas próprias escolas, com a participação de alunos. Na sequência, os educomunicadores acompanharam a inauguração oficial da Rádio JB FM, implantada na escola João Belém durante os quatro meses de curso, sob a coordenação dos professores Paulo Ricardo Pedroso e Simone Silva. Com a presença de toda a escola, professores e alunos promoveram uma programação especial ao vivo da emissora, com locuções, apresentações musicais e entrevistas. “Eu acredito que o lançamento da rádio mostra a importância de termos realizado o curso de formação. Além da qualificação, fomos mobilizados a lutar pela JB FM e fazê-la acontecer na escola”, destacou o professor Paulo Ricardo.


No comando da operação de áudio e dos microfones, esteve junto com os professores um grupo de cerca de 10 alunos, entre o 5º e o 7º ano, que assumem os papéis de repórteres, locutores, técnicos e operadores da JB FM. “É muito legal fazer parte da rádio. Aprendi a trabalhar aqui com o professor, pois eu já tinha interesse e ele me ensinou. É tranquilo, porém exige bastante responsabilidade”, afirma Bryan Seminiuk, 13, do 7º ano, que é operador de áudio. Durante a intervenção da emissora, ainda foram entrevistadas pelos alunos a jornalista Luciane Moura (8ª CRE) e a professora Rosane Rosa (UFSM), coordenadoras do Projeto Rádio Escola. “Esse trabalho não envolve só os alunos, mas toda a comunidade da escola. O papel da rádio escolar é envolver a todos, divulgar e valorizar as ações de estudantes, pais e professores”, explicou Luciane. “A ideia da educomunicação é formar multiplicadores. Não existe o trabalho sem os alunos e sem a comunidade escolar, assim como os professores não trabalham sozinhos”, completou a professora Rosane Rosa.


Na segunda parte da manhã, os educadores apresentaram mais alguns trabalhos produzidos durante as oficinas e também nas escolas seguida de uma avaliação geral da formação e projeções para a continuidade do Projeto Rádio Escola em 2013 quando deverão ser implantadas, através do grupo de parceiros, mais doze rádios escolares em Santa Maria e região, além das quatro pioneiras atualmente em funcionamento – Augusto Ruschi, Érico Veríssimo, Hilda Köetz e Padre Caetano.

bottom of page